PCN

TEMA 6. UNIVERSO, TERRA E VIDA

Este eixo temático confronta-se e especulariza sobre os enigmas da vida e do universo , que é parte das preocupações frequentemente presentes entre jovens. Respondendo a esse interesse, é importante propiciar-lhes uma visão cosmológica das ciências que lhes permita situarem-se na escala de tempo do Universo, apresentando-lhes os instrumentos para acompanhar e admirar, por exemplo, as conquistas espaciais, as notícias sobre as novas descobertas do telescópio espacial Hubble, indagar sobre a origem do Universo ou o mundo fascinante das estrelas e as condições para a existência da vida como a entendemos no planeta Terra.

Nessa abordagem, ganha destaque a interação gravitacional, uma vez que são analisados sistemas que envolvem massas muito maiores que aquelas que observamos na superfície da Terra. Ao mesmo tempo, evidenciam-se as relações entre o mundo das partículas elementares, assim como os métodos para investigá-lo, com o mundo das estrelas e galáxias. Lidar com modelos de universo permite também construir sínteses da compreensão física, sistematizando forças de interação e modelos microscópicos.
Esses assuntos podem permitir reconhecer a presença da vida humana no Universo como uma indagação filosófica e também das condições físicas, químicas e biológicas para sua existência, evidenciando as relações entre ciência e filosofia ao longo da história humana, assim como a evolução dos limites para o conhecimento dessas questões.
Fonte: BRASIL, PCNEM + Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002. 144 p

Terra e Sistema Solar Universo e sua origem Compreensão humana do Universo
Movimento da Terra, Lua e Sol
Duração do dia e da noite , estações do ano, fases da Lua e eclipses. Ordem de grandeza de medidas astronômicas Evolução dos modelos do universo
Compreensão das interações gravitacionais Situar temporalmente a vida humana no universo O universo atual
Movimento dos planetas cometas e satélites. Vida fora da Terra
Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License