Movimento Dos Planetas Cometas E Satelites

Sugestões de aula

Textos

Simuladores

Esta simulação é interessante porque é possível escolher que o corpo 1 orbite o corpo 2 ou vice-versa, aproximando os corpos com o mouse. É possível também alterar o diâmetro das órbitas e qual corpo será interno e qual será externo. Os quadros à direita mostram o efeito da configuração escolhida, clicando no botão show.

Propriedades do Sistema Solar

Cometas contam histórias
Neste programa, Mônica Teixeira entrevista Enos Picazzio, professor e pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, sobre cometas - esses pequenos objetos que viajam pelo sistema solar com suas caudas iluminadas. Aos astrônomos, os cometas contam histórias sobre o tempo em que o sol e os planetas estavam se formando, bilhões de anos atrás.

Movimento e impacto de asteróides
Afinal de contas, o que anda acontecendo com o universo, aqui nas proximidades do planeta terra? É asteroide que passa raspando, cometas se aproximando e até uma chuva de meteoritos que causou destruição e feriu moradores de uma cidade na Rússia. Não bastassem os mistérios do espaço ainda temos de lidar com os outros daqui mesmo. Você sabia que a descoberta de uma grande cratera aberta por um asteroide, na América Central, foi mantida em segredo por muitos anos por motivos econômicos?

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License