Fases Da Lua

O painel à direita, em cima, mostra o hemisfério da Lua que é visível da Terra. A aparência da Lua nessas imagens são as do hemisfério norte terrestre. Esta imagem será escondida clicando em hide e mostrada clicando em show. No quadro acima dessa imagem está escrita a fase em que se encontra a Lua. Nesse quadro também pode-se escolher uma outra fase clicando na seta à direita.

Nomes dados às diversas aparências da Lua:

New moon = Lua nova
Waxing crescent = antes do quarto crescente
First quarter = quarto crescente
Waxing Gibbous = após o quarto crescente
Full moon = Lua cheia
Waning Gibbous= antes do quarto minguante
Third quarter = quarto minguante
Waning crescent = após o quarto minguante

Selecionando show lunar landmark, aparecerá o centro da região da Lua que é visível da Terra. Selecione show angle para ver o ângulo já percorrido pela Lua em sua órbita ao redor da Terra. Selecionar show time tickmarks para que a marcação de tempo apareça.
É possível mudar a posição do homem ou da Lua no quadro esquerdo arrastando-os com o mouse.
Pode-se avançar ou retroceder um dia, uma hora ou um minuto clicando no sinal "+" ou "-" nas linhas day, hour e minute, respectivamente. Para executar a animação, clique em start animation. A taxa da execução da simulação é alterada em rate.

O quadro à direita, embaixo, mostra as trajetórias do Sol e da Lua no horizonte da pessoa localizada na posição do quadro à esquerda.

Aqui pode escolher a latitude, variar a posição do Sol e a posição da Lua.

Show position labels mostra posições no céu e no horizonte
Show ecliptic band: mostra a faixa da eclíptica
Show Sun mostra o Sol no céu
Show time mostra o horário do dia
Show moon: mostra a Lua
Show phase: mostra ao lado, à direita, em qual fase a Lua é mostrada
Show phase on moon disc: mostra a fase da Lua à esquerda

Se a posição do Sol é alterada, a fase da Lua também é alterada de acordo. O mesmo acontece alterando-se a posição da Lua. Isso mostra como as fases da Lua dependem da posição relativa Sol-Terra-Lua.

No quadro à esquerda desta simulação, os movimentos da Lua em torno da Terra e o da Terra em torno do Sol são reproduzidos. A seta indica a parte da Lua que está sendo avistada, cuja imagem é mostrada no quadro superior à direita, se a opção Show Moon for escolhida. Para esconder a imagem nesse quadro clique em Hide Moon. É possível regular a velocidade da simulação arrastando o Animation Speed; arraste em direção à palavra Slow se quiser mais devagar e em direção à palavra Fast se quiser mais rápido. Para executar a simulação clique em Run Animation.

É possível observar a Lua a partir do hemisfério norte da Terra escolhendo From Earth.
Observe que quando a Lua está completamente escurecida no quadro à direita, ela está entre o Sol e a Terra no quadro à esquerda; a fase NOVA. Quando a Lua está completamente iluminada no quadro à direita, a Terra é que está entre o Sol e a Lua no quadro à esquerda; a fase CHEIA. Observe que a Lua volta sempre a mesma face para a Terra.
Pode-se também observar a partir do Sol escolhendo From Sun. Observe que todas as faces da Lua são iluminadas pelo Sol em algum momento. Vista do Sol, a Lua é sempre cheia.
Outra opção é ver a Lua do espaço, escolhendo From Space, da posição indicada pela seta. Observe como a imagem da Lua varia de acordo com a posição relativa Sol-Terra-Lua. Todas as faces da Lua são vistas, e as fases são vistas de forma diferente em relação ao que se vê da Terra.

Nesta simulação você pode arrastar a Lua no quadro à esquerda, ver a aparência da Lua vista da Terra (hemisfério norte) no quadro à direita e responder três perguntas:

Onde está o Sol? (Where is the Sun?)
Onde está a Lua? (Where is the Moon?)
Qual é a fase da Lua? (What is the Moon's phase?)

Se quiser ver a resposta, escolha show answer; se quiser esconder a resposta, escolha hide answer. Tente responder antes de pedir para mostrar a resposta.
Procure observar no quadro à esquerda qual parte da Lua é visível da Terra. Na terceira simulação vimos que, do Sol, a metade da Lua está sempre iluminada. Por que não a vemos sempre cheia?

Nesta simulação, planos dividem Terra e Lua em duas partes; os planos de cor laranja estão relacionados com a luz que vem do Sol e os planos azuis indicam a metade da Terra voltada para a Lua e a metade da Lua voltada para a Terra.

Selecione as opções uma a uma e observe o que acontece:

Mostra a direção do Sol (show Sun direction)
Mostra os divisores relacionados com o Sol (show Sun bisectors)
Mostra as sombras, as partes que não são iluminadas pelo Sol, tanto da Lua quanto da Terra (show shadows)
Mostra a linha Terra-Lua (show Earth-Moon line)
Mostra os divisores de Terra e da Lua (show Earth-Moon bisectors)
Determina a fase da Lua no desenho logo abaixo desta opção (determine Moon’s phase)

Os nomes das fases estão em inglês. Veja as traduções na primeira simulação.
As posições do Sol e da Lua podem ser alteradas movendo-se as barras Sun Direction e Moon Position.
A perspectiva também pode ser alterada nos sentidos esquerda-direita (left/right) e acima-abaixo (up/down). É possível mudar a perspectiva arrastando com o mouse diretamente no quadro à esquerda.
Nesta simulação, é muito importante observar com muita atenção qual parte da Lua está sendo vista pela Terra numa dada posição. Desta parte visível, quanto está iluminado? Altere a posição da Lua de modo que fique entre o Sol e a Terra. Quanto da Lua é iluminado? Quanto dessa iluminação é vista da Terra? Faça essas perguntas para cada posição.

A NASA mostra, através desse vídeo, o movimento de rotação da Lua. Não podemos ver esse movimento a partir da Terra pois a Lua e a Terra estão em um movimento sincronizado, de forma que a Lua nos mostra sempre a mesma face. Estas imagens foram capturadas usando o satélite "Lunar Reconnaissance Orbiter que orbita a Lua a uma altitude de 50 km.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License