Espectro Eletromagnetico

Espectro eletromagnético
Com esta simulação, à medida em que se arrasta a barra indicadora de frequências em Hz (frequency) e comprimento de onda em metros (wavelength), os parâmetros dos quadros inferiores se alteram.

Spectrum Screen: tela do espectro
Wavelength (comprimento de onda): mostra o comprimento de onda da posição da barra.
Frequency (frequência): mostra a frequência da posição da barra.
E = h * f: calcula a energia em Joules nessa posição da barra.
Quadro verde

À direita aparece o nome da faixa do espectro eletromagnético a qual pertence o comprimento de onda e frequência, indicados pela barra:

Raios gama (Gamma-rays), raios-X (X-rays), ultravioleta (ultraviolet), visível (Visible), infravermelho próximo (Near-infrared), infravermelho (infrared), microondas (Microwave), ondas de rádio (Radio waves).
Nos três quadros inferiores mostram-se exemplos de imagens astronômicas típicas observadas em diferentes comprimentos de onda da luz e o tipo de instrumento que poderia captar tal imagem. O primeiro quadro mostra um exemplo de tamanho (size) do comprimento de onda, o segundo quadro o instrumento (instrument) com o qual se mede essa radiação e o terceiro quadro, uma imagem de um objeto (Astronomy Picture – figura de Astronomia) observado nessa faixa de comprimento de onda com esse instrumento.

Para os raios gama, o exemplo de tamanho é o núcleo de carbono (carbon nucleus), o exemplo de instrumento é o Observatório de raios gama Compton (Compton Gamma-Ray Observatory) e a figura astronômica é uma imagem raios gama em cor falsa (False Color Gamma-Ray Image of)

Para os raios-X, o exemplo de tamanho é o átomo de hélio (Helium Atom), o exemplo de instrumento é o observador de raios-X Chandra (Chandra X-Ray Observer) e a figura astronômica é uma imagem em raio-X da região de Órion (X-Ray Image of the Orion Region).

Para o ultravioleta, o exemplo de tamanho é uma bactéria (Bacteria), o exemplo de instrumento é o explorador de ultravioleta extremo (Extreme Ultraviolet Explorer) e a figura astronômica é uma imagem no ultravioleta de uma galáxia espiral (Ultraviolet image of the Spiral Galaxy).

Para o visível, o exemplo de tamanho é a poeira (dust), o exemplo de instrumento é o telescópio espacial Hubble (Hubble Space Telescope) e a figura astronômica é uma imagem visual da galáxia espiral M51 (Visual Image of Spiral Galaxy M51).

Para o infravermelho, o exemplo de tamanho é um alfinete com cabeça (Pin-head), o exemplo de instrumento é uma concepção artística do IRAS (Artistis Conception of IRAS – InfraRed Astronomical Satellite) e a figura astronômica é uma imagem em infravermelho da nebulosa do Órion (Infrared Image of the Orion Nebula).

Para microondas, o exemplo de tamanho é uma unha de dedo (Fingernail), o exemplo de instrumento é o telescópio de microondas Owens Valley (Owens Valley Microwave Telescope) e a figura astronômica é uma imagem em cor falsa (False color image of the).

Para ondas de rádio, o exemplo de tamanho é uma montanha (Mountain), o exemplo de instrumento é um rádio-telescópio (A Radio Telescope) e a figura astronômica é uma imagem em rádio da galáxia espiral M51 (Radio image of Spiral Galaxy M51).

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License