Configuracao Planetaria Copernicana

Configuração Copernicana
Este simulador modela o movimento de planetas ao redor do Sol em um modelo copernicano simplificado do sistema solar. Ênfase especial é dada ao ângulo de elongação (ângulo entre o planeta alvo e o Sol visto do planeta do observador) e eventos associados. Para ver o ângulo de elongação, selecione o quadro showelongation angle. Selecionando o quadro label orbits (rotular órbitas), aparecem os nomes nas orbitas: observer’s planet (planeta do observador) e target planet (planeta alvo), ou seja, do planeta do observador se observará o planeta alvo. Selecionandosnap to events when dragging planets (pule para os eventos ao arrastar os planetas), quando um planeta é arrastado pressionando o botão esquerdo do mouse no planeta e é levado a uma posição próxima a um evento do quadro Timeline(ver abaixo), o planeta pula diretamente para o evento.

Use os controles no painel Orbit Sizes (tamanhos das órbitas) para fixar os raios das órbitas para o planeta do observador e o planeta alvo. Há seis planetas do sistema solar a serem escolhidos, mas é possível inserir outro planeta escolhendo outro tamanho para os raios das órbitas. Para isso, mova a barra indicadora do raio da órbita do planeta do observador (radius of observer’s planet’s orbit) e/ou a barra indicadora do raio da órbita do planeta alvo (radius of target planet’s orbit). No caso de usar a barra, a seleção presets(predefinidos) aparecerá no campo.

É possível arrastar os planetas no painel Diagram (diagrama). Segure a teclaShiftpara mover apenas um planeta por vez. De outra forma, ambos os planetas se movem e o tempo muda.

O painel Zodiac Strip (esteira do zodíaco) mostra as posições do Sol e do planeta alvo no céu contra as estrelas de fundo. Você pode arrastar a esteira para a direta ou esquerda pressionando o botão esquerdo do mouse. Ao passar o cursor ao longo da esteira, os nomes das constelações aparecem. Os pontos cardeais leste (east) e oeste (west) estão indicados nos cantos da esteira.

O painel Animation Controls (controles da animação) permite que você veja o sistema em movimento. Clique em start animation para iniciar a animação ou stop animationpara pará-la. Como padrão a animação continua a rodar quando um evento ocorre porque a opção keep going (continue) já vem selecionada, mas a animação pode parar ou pausar automaticamente em cada evento, selecionando stop (parar) oupause for … seconds (pausar por … segundos). Selecionando stop, o quadro volta a mostrar start animationao chegar a um evento.

O painel Timeline (linha do tempo) mostra como os eventos são espaçados no tempo, com eventos passados acima da barra vermelha e eventos futuros abaixo dela. O ponto atual no tempo é indicado pela barra vermelha. Os tempos são dados relativamente a um ponto zero arbitrário que você pode fixar clicando no botão zero counter (contador zero). Note que se um nome de evento é destacado em vermelho significa que a simulação está fixa exatamente nesse evento. Você pode arrastar a linha do tempo para cima e para baixo, ou clicar em um nome de evento para avançar o simulador para esse evento.

Eventos: Conjunction: conjunção, quando o ângulo de elongação é 0°;
Quadrature (western): quadratura (para oeste) ou seja, quando o ângulo de elongação é 90° a oeste;
Opposition: oposição, quando o ângulo de elongação é 180°;
Quadrature (eastern): quadratura (para leste) ou seja, quando o ângulo de elongação é 90° a leste.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License